O que é um Psicólogo Clínico?
A psicologia clínica refere-se a um ramo da psicologia que lida com o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, disposições anormais e problemas psiquiátricos. É uma combinação de ciência psicológica e procedimentos de tratamento de problemas humanos críticos e complexos. Um psicólogo clínico é a pessoa que lida com o processo completo de prevenção, estimativa, análise e cura de transtornos mentais.
O psicólogo americano atividades do psicólogo Lightner Witmer foi o primeiro a cunhar o termo ‘psicologia clínica’ em um artigo escrito em 1907. Witmer definiu o assunto como um estudo realizado por ‘observação ou experimentação’. Atualmente, é um dos sub-ramos mais populares no campo da psicologia.
Um psicólogo clínico deve ser uma pessoa sólida, capaz de pensar de forma objetiva e neutra. Ele deve ser sábio e prudente o suficiente para resolver os problemas das pessoas que estão passando por fases difíceis de sua vida e orientá-los no caminho certo, para que possam superar seus problemas.
O que faz um Psicólogo Clínico?
O principal dever desses profissionais é reduzir o sofrimento e melhorar a condição psicológica dos pacientes. Eles têm suas próprias maneiras únicas de encontrar as causas do sofrimento mental e aplicar os meios para trazer mudanças positivas para a vida dos pacientes.
Os psicólogos clínicos geralmente oferecem tratamentos para:
eu. Esquizofrenia
ii. Depressão
iii. Problemas neurológicos
4. Comportamentos viciantes
v. Problemas de relacionamento pessoal, profissional ou familiar
vi. Distúrbios alimentares
vii. Dificuldades de aprendizagem; e muitos mais
Eles podem adotar várias abordagens de tratamento diferentes. No entanto, a maioria deles tem que realizar algumas tarefas típicas, como:
1. Usando testes psicométricos, observação de comportamentos, entrevistas, etc. para avaliar o comportamento, habilidades e necessidades dos pacientes.
2. Seja criativo para planejar e monitorar programas perfeitos de terapia e aconselhamento em colaboração com colegas.
3. Desenvolver e ponderar a prestação de serviço aos doentes.
4. Atuar como conselheiros e cuidadores de apoio.
5. Realizar pesquisas práticas para aumentar a base de evidências da prática em vários ambientes dos setores de saúde.
6. Profissionais mais experientes podem manter documentos detalhados sobre os pacientes para acompanhar seu progresso.
Para lidar com problemas complexos de pacientes, eles costumam trabalhar em equipe multidisciplinar ao lado de outros profissionais.
O que é preciso para ser um Psicólogo Clínico?
É um longo processo para se tornar um psicólogo clínico. Na verdade, nenhum outro sub-ramo da psicologia leva tanto tempo para ser concluído quanto este. No entanto, vale a pena investir na profissão por um período tão longo, porque eles podem desfrutar de muita liberdade em sua carreira.
Os requisitos educacionais para se tornar um psicólogo clínico são bastante meticulosos. Depois de obter um diploma de bacharel, a maioria dos psicólogos clínicos passa de quatro a seis anos na pós-graduação.
Dois tipos de graus estão disponíveis no campo da psicologia clínica – um Ph.D. e um Psy.D. Um Ph.D. programa é de natureza teórica e está centrado na pesquisa. Por outro lado, um Psy.D. programa é mais pragmático por natureza e é orientado para a prática. Sem buscar esses dois tipos de graduação, também existem oportunidades para os alunos se matricularem em programas de pós-graduação que fornecem um mestrado terminal.
Nos EUA, os psicólogos clínicos têm que fazer doutorado. Eles recebem treinamento em ambientes clínicos. No Reino Unido, os alunos podem fazer doutorado por meio de programas financiados pelo Serviço Nacional de Saúde. Esses programas são de natureza muito competitiva e centrados na prática e na pesquisa. Os alunos que desejam realizar qualquer um desses programas devem ter experiência junto com um diploma de graduação em um currículo de psicologia aprovado pela British Psychological Society.
Ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho dos psicólogos clínicos varia de acordo com a especialidade ou área de trabalho. As áreas normais de trabalho para psicólogos pesquisadores são universidades ou faculdades. Eles têm que ministrar alguns cursos em cada semestre, além de realizar suas responsabilidades de pesquisa.
Alguns psicólogos industriais trabalham em corporações ou empresas. Eles ajudam as empresas a gerenciar melhor seus funcionários e ativos-chave.
Neuropsicólogos e psicólogos forenses são vistos para trabalhar em consultório particular. Os neuropsicólogos também trabalham em hospitais, enquanto os psicólogos forenses devem realizar o processo de verificação clínica em tribunais e tribunais.